quarta-feira, 19 de outubro de 2016

O SOLAR - ISAAC BASHEVIS SINGER

                                                                           Resultado de imagem para O SOLAR- Isaac Bashevis Singer

Eu adoro esse autor. Polonês, naturalizado norte-americano e que escrevia em iídiche. Li que dois sobrinhos dele traduziam sob a sua supervisão os livros para o inglês. Desde que o descobri, bisbilhotando as prateleiras da Livraria Cultura, em Recife, me apaixonei e li tudo que encontrei. Sendo que o primeiro foi uma coletânea de Contos, todos maravilhosos. O I.B.Singer ganhou o premio Nobel de literatura em 1978.
Em O Solar ele narra a vida dos judeus poloneses desde à época da insurreição polonesa em 1863 até o final do século XIX. O choque entre a tradição e a renovação, entre o piedoso misticismo e o livre pensamento, a dúvida e o niilismo.
Esse livro estava numa grande caixa para ser doado (em Búzios, RJ) em meio a outros tantos livros e eu assim que o vi, logo o agarrei!
Uma leitura prazerosa e revigorante para o pensamento,
Publicado pela FRANCISCO ALVES EDITORA S/A,RJ, 1984
Traduzido por Aurea BritoWeissenberg
Não tem referencias a capa.

4 comentários:

Carlos Faria disse...

Nunca ouvira falar deste escritor, mas de facto parece-me que iria gostar, existem por vezes preciosidades escondidas em recônditos esconsos esquecidas do público que mereciam estar em destaque nas primeiras estantes das livrarias.

Pedrita disse...

nunca li nada dele. beijos, pedrita

DIARIOS IONAH disse...

ISAAC BASH5EVIS SINGER É UM PROLIFICO ESCRITOR POLONES NATURALIZADO NORTE AMERICANO QUE IMIGROU PARA A TERRA DO TIO SAM EM 1935 POR INSISTÊNCIA DO IRMÃO, QUE IMIGROU PRIMEIRO. WIKIPEDIA: "O pai de Singer era um rabino hassídico e sua mãe, Bathsheba, era filha do rabino de Bilgoraj. Mais tarde Singer usaria o nome dela em seu nome artístico - "Bashevis" significa o filho de Bathsheba. O irmão de Singer, Israel Joshua Singer, também foi um notável escritor. A irmã mais velha deles, Esther Kreitman, também era escritora. Ela foi a primeira da família a se interessar por literatura." EU LI TUDO DELE PUBLICADO NO BRASIL; TENHO TODOS OS LIVROS NA MINHA ESTANTE.

Carlos Faria disse...

Parece que anda esgotado em Portugal, mas tem 3 livros, pelo menos, traduzidos por cá.