sábado, 16 de agosto de 2014

SCOTT FITZGERALD --- ESTE LADO DO PARAÍSO

Estou lendo mais um livro do Scott Fitzgerald. O meu momento
é altamente propicio a essa leitura., pois creio que preciso estar em sintonia com aquilo que leio, com o que o escritor escolhido estava fazendo com os seu próprio momento do que estava escrevendo. Pretensão minha? Para alguns até pode ser lido assim, mas a realidade interior cada um sabe da sua....
Vou falar do livro fisicamente, não o conteúdo, pois penso que cada um deve ir para a jornada da história de um livro sem nenhum preconcebido conhecimento do outro que o antecedeu!
Livro publicado pela editora CasacNaify SP no ano 2013, traduzido por Carlos Eugênio Marcondes de Moura, com projeto editorial de Aline Valli, aliás uma bela capa! O livro tem 0.17 X 0.12 cm, papel das folhas um tanto duro e branco em suas 401 páginas! Lindinho esse livro.

Apesar de não gostar de fazer isso vou transcrever aqui as palavras do Fitzgeraldo no inicio do livro.


"UMA JUSTIFICATIVA DO AUTOR  
Não gostaria de falar de mim, pois admito que já o fiz bastante neste livro. Na verdade, escreve-lo custou-me três meses; concebe-lo, três minutos; reunir os dados nele utilizados, toda a minha vida. A ideia de coloca-lo no papel chegou-me no dia 1° do último mês de julho;foi uma modalidade alternativa de dissipação.
Posso resumir toda a minha teoria quanto à escrita numa frase: um autor deveria escrever para a juventude de sua geração, para os críticos da próxima e para os professores de todo o sempre.
Portanto, senhores,entendam os drinques mencionados neste livro como tendo sido bebidos em homenagem à Associação Americana de Livreiros.
  Sinceramente, 
                                                             FRANCIS SCOTT FITZGERALD
                                                             Maio de 1920"


genial!

3 comentários:

Pedrita disse...

ah, eu tb comprei esse livro na promoção da cosac. eu tb acho q cada momento é o momento certo para aquele livro. tanto q demoro pra escolher qual será o próximo livro. é muito linda essa edição realmente. eu estou gostando muito de o inocente do mcewan. estou em um momento muito impactante. ainda em choque. beijos, pedrita

Pedrita disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
DIARIOS IONAH disse...

Este é o primeiro romance que ele escreveu. Curioso é que tem se a impressão que é a biografia dele. Mas era tão jovem para escreve-la ....