terça-feira, 6 de junho de 2017

COMPLÔ CONTRA A AMERICA - PHILIP ROTH

Fazia um tempo longo que eu não lia nada do norte americano Philip Roth. E esse eu sempre estava com vontade de ler mas não eu queria comprar. Ai quando cheguei em João Pessoa, Para´ba para passar o aniversário da minha filha Surya ela veio com esse do Roth e o da italiana Elena Ferrante, para eu escolher a leitura entre os dois. Devorei em um dia o da Ferrante e logo depois iniciei a leitura desse do Roth. Eu li enquanto esperava a hora de pegar o avião de volta para o Rio de Janeiro.
Ele faz uma "viagem" contando como em 1940 o aviador Lindenberg consegue ser eleito majoritariamente a presidente dos EUA da America com a única condição de deixar os EUA fora da guerra para que a Alemanha nazista consiga dominar os europeus, que eles diziam serem povos inferiores  a eles, alemães. É de uma imaginação fantástica. Gostei e recomendo.
Editora Companhia das Letras, 2015

2 comentários:

Carlos Faria disse...

Depois da minha estreia em Philip Roth onde não consegui sequer acabar de ler "O complexo de Portnoy" tenho recebido imensas recomendações para voltar a ele para acabar com aquela repulsa que senti na obra que nem concluíra, esta "Conspiração contra a América" mais a "A mancha Humana" têm sido precisamente as obras que me sugerem para a reconciliação com o autor.

olhodopombo disse...

Certamente. Ele para muitos está um tanto indigesto. Principalmente os não judeus que não conseguem acompanhar a problemática dos judeus no meio de milhares de pessoas antissemitas!