sábado, 5 de novembro de 2016

NADINE GORDIMER - O MELHOR TEMPO É O PRESENTE


    A escritora sul africana Nadine Gordimer, que faleceu aos 92 anos foi uma ativista dos direitos dos povos africanos.Filha de judeus e nascida na Africa do Sul, em 1923, ganhou o premio Nobel de Literatura em 1991;  A Gorrdimer escreveu entre romances e poesias mais de 30 livros. Seu tema central foi sobre o apartheid , mesmo depois da libertação e do Governo do Nelson Mandela. Sua mãe foi uma importante
 ativista que trabalhou voluntariamente para uma melhor qualidade de vida das crianças na época em que a Nadine era apenas  uma criança.
Esse é o ultimo livro que ela escreveu.
Esse romance se passa na época em que o sucessor de Nelson Mandela se elege presidente. Se corrompe com a industria bélica e deixa todos os antigos revolucionários sobreviventes sem um prumo. Os personagens principais são tres casais de guerrilheiros. Um desses casais é formado por um judeu branco e uma negra protestante, cujo pai é um eminente pastor zulu. Eles vivem uma vida burguesa com os filhos em escolas especiais, ricas; sendo o homem, um professor universitário e a mulher uma advogada de direitos humanos.  Gostei da leitura, pois me fez lembrar muito o governo do PT no Brasil!
Publicação da Companhia das Letras, SP, 2014
Traduzido por Paulo Henriques Britto
Foto da capa SOUND SYNTAX,de Karel Nel, 2008.
       
.


2 comentários:

DIARIOS IONAH disse...

Ganhei esse livro da minha filha Surya Aaronovich.

Pedrita disse...

quero muito ler. só li aquele de artigos. beijos, pedrita