terça-feira, 14 de junho de 2016

AS FILHAS SEM NOME - XINRAN

Autora chinesa, casada com um inglês, mãe de um menino e vive na Inglaterra.
A apresentação da autora é o que eu pesquisei no Google. Só para ter uma ideia de como e do porque ela escreve sempre fazendo criticas ao antigo regime comunista chinês. Na China é proibida a divulgação dos livros que ela escreve. Aqui nesse AS FILHAS SEM NOME, ela faz um relato contando a historia da vida das mulheres que saem do interior e vão para as grandes cidades em geral para se livrarem dos destinos semelhantes aos das avós e mães. Um casal tem seis filhas e nenhum filho, com isso o homem perde o respeito dos seus conterrâneos e mal trata a mulher e se recusa a dar nome as filhas, numerando-as de acordo com a ordem de nascimento. No final do livro ela diz que pesquisou muito para escrever e usou a historia de três garotas que ela conheceu na cidade de Nanjing; para mim é um relato e não um romance. Bobinho, mas com algumas passagens legais. Dela também tem o livro AS BOAS MULHERES DA CHINA, ENTERRO CELESTIAL, O QUE OS CHINESES NÃO COMEM (fiquei curiosa com esse) e TESTEMUNHAS DA CHINA.
Para mim, um dos melhores momentos no livro é quando ela fala das comidas chinesas, que eu adoro!
São Paulo, Companhia das Letras 2010
tradução de Caroline Chang
Capa Rita da Costa Aguiar 
em cima das imagens de: ArtkeyCorbis e Lise Sarfatil

3 comentários:

Pedrita disse...

eu não li nada dela. tem uma autora chinesa, a que escreveu a biografia do mao, que é ótima. o autor de a montanha da alma era comunista, defendia o regime, até que ficou décadas preso e hj vive na inglaterra. beijos, pedrita

DIARIOS IONAH disse...

Oi Pedrita,
eu li a Jung Chang, (ela escreveu a biografia da Imperatriz CIXI) co autora de uma biografia não autorizada de Mao Tse Tung, que eu estou querendo adquir para ler! Li a Montanha da alma por indicação sua, e gostei muito. Ele acabou ganhando o Premio Nobel de Literatura no ano 2000 e é cidadão francês hoje em dia.

Pedrita disse...

eu gosto muito da jung chang, agora a biografia do mao só em sebos, já esgotou. era muito cara então nunca comprei. e com a crise agora não devo fazer tão cedo. por sorte tenho muitos livros a ler.