quarta-feira, 13 de abril de 2016

Roberto Bolaño - OS DETETIVES SELVAGENS

                                                         De Cuba, eu fui para o México.
Embora o Bolaño seja um autor chileno, esse romance dele se passa entre o México, a Espanha e Libéria, com breves referencias  ao Chile. Eu queria mesmo era falar desse autor latino-americano maravilhoso e que morreu aos 50 anos,  no ano de 2003, deixando uma obra tão marcante com menos de 30 livros publicados. Ele diz que escreveu esse livro "como uma carta de amor a minha geração."
A parte principal do livro são registros das aventuras de dois poetas, Arturo Belano (seu alter ego) e Ulisses Lima entre 1976 e 1996. Nessas perambulações o Belano sai da Cidade  do México e vagueia por diversas  partes da Europa, Israel e até a Libéria / África desolada por guerras internas.
Editado pela Companhia das Letras, SP 2006 Traduzido muito bem por Eduardo Brandão.
Recomendadíssimo!



2 comentários:

Carlos Faria disse...

Li dele 2666, gostei muito da escrita, impressionou-me a denúncia do crime de mulheres na ficcionada Ciudad Juarez, mas depois nunca mais li nada dele, apesar de quase toda a sua obra estar disponível em Portugal

olhodopombo disse...

Vou ler 2666, já esta comprado! agora eu estou finalizando a ficção "a literatura nazi nas americas", um dos primeiros livros que ele escreveu.