quarta-feira, 13 de abril de 2016

MO YAN - AS RÃS

Primeiro de tudo eu quero dizer que a ilustração eu copiei do site do artista Andrés Sandoval, desenho que foi usado para o livro do Aristófanes, AS RÃS, editado pela Cosac&Naify em 2014.
Essa imagem tem tudo a ver com um momento do Romance do Mo Yan, escritor chines laureado com o Premio Nobel de Literatura em 2012.
Demorei para adormecer ontem ao terminar de ler As rãs, do MO Yan.. Fiquei degustando-o por muito tempo. O tema é a historia da politica do controle de natalidade na China implantado por Mao Tse Tung depois da grande fome entre 1959 a 1961, um desastre que foi tido como o mal planejamento econômico do partido comunista chinês. O Presidente Mao impôs o controle de natalidade com tanta força que mesmo depois da sua morte ele continuou em vigor. Neste romance mostra até que ponto uma pessoa obedece a um sistema como se fosse cega, muda e surda! 
Na contra capa do livro editado pela Companhia das Letras SP, em 2015 e com tradução direto do chinês por Amilton Reis, o The New York Times compara esse autor chinês com o colombiano Gabriel Garcia Marques, mas eu não concordo. O autor colombiano com seu realismo mágico provavelmente foi quem bebeu nas fontes dos clássicos chineses. Será que o jornal americano faz uma comparação entreGarcia Marques e Mo Yan porque este da o nome de Macondo a algo na sua história?

Ah! a propósito o título do livro é um trocadilho ?

"Por que a palavra 'wa' pode significar tanto '' como 'bebê'?
Por que o choro de um bebê^que saiu do ventre da mãe é parecido com o coaxar
de uma rã? Por que os bonecos de barro, da nossa terra muitas vezes têm uma rã no colo? E
por que a deusa criadora da humanidade se chama Nu Wa ? 
Tudo isso indica que o ancestral dos seres humanos foi uma grande rã, o homem evoluiu
da rã. É totalmente errada a teoria de que o homem veio do macaco..."


3 COMENTÁRIOS:

Pedrita disse...
deve ser muito interessante. beijos, pedrita
Carlos Faria disse...
Pena esse Rãs não estar editado aqui em Portugal, parece-me bem mais interessante que o Mudanças e Peito Grande, ancas largas, que por cá existem e nunca me cativaram.
DIARIOS IONAH disse...
Mudanças é um livrinho,diminuto. Eu li.
 

Nenhum comentário: