segunda-feira, 21 de março de 2016

A IMPERATRIZ DE FERRO - JUNG CHANG

Eu terminei de ler a biografia dessa mulher incrivel que governou a China por quase 50 anos!
 "A imperatriz viúva Cixi (1835-1908) é a mulher mais importante da história chinesa. Tendo governado o país por décadas, ela hoje é considerada a principal responsável por ter conduzido o império medieval à era moderna." Ravel Medrado.
Eu não daria esse título A imperatriz de ferro ao livro. Eu daria simplesmente o nome Imperatriz Sixi, que foi o nome que ela ganhou quando subiu de status quando era concubina. Tem tantas informações maravilhosas sobre a cultura chinesa, as comidas, o dia a dia da corte na época das dinastias, politica, as invasões dos estrangeiros no continente chinês, a guerra do ópio, uma guerra com o Japão, brigas com os russos por causa de fronteiras e como ela se relacionava com as mulheres dos estrangeiros que viviam sugando a China! Gostei tanto de ler que não queria que o livro terminasse. E ai eu peguei um livro sobre a economia chinesa atual de um jornalista que viveu muitos anos na China, chamado James Kinge " A CHINA SACODE O MUNDO"  e muitas das informações que a autora Jung Chang escreve nessa biografia da imperatriz Sixi são confirmadas nesse livro.
O livro que foi publicado pela Companhia das Letras,  tem tradução de Donaldson M. Garschagen.
A capa é de uma das poucas fotos que foram feitas dela.

Recomendo muito para quem gosta de ler biografias; e agora eu estou namorando a biografia do Czar russo, Pedro, o grande!

2 comentários:

Carlos Faria disse...

Não sou fã do género biografia, mas gosto quando a pessoa em concreto me interessa, neste caso sem dúvida que me despertou interesse.

DIARIOS IONAH disse...

Sim ela foi uma grande personagem da historia chinesa e mundial. A gente pode gostar ou não mas essas pessoas que mudam um sistema são pessoas admiráveis.