quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

O AMOR CONJUGAL e outras historias - Alberto MORAVIA


Estas informações recorri  a Wikipédia, (já que ele era praticamente desconhecido para mim) . Assim segue o que eu consegui pesquisar rapidamente sobre a obra do Moravia:
Alberto Moravia, foi um autor e jornalista italiano de origem judaica  que  "escreveu vários livros que se caracterizavam por uma crítica frontal à sociedade europeia do Século XX que ele achava hipócrita, hedonista e acomodatícia. Em seus escritos são recorrentes os temas da sexualidade, existencialismo e alienação do indivíduo".
"Vários livros seus foram adaptados para o  cinema; os mais famosos são O Desprezo, dirigido por Jean-Luc Godard e estrelado por Brigitte Bardot em 1963, e O Conformista, do diretor Bernardo Bertolucci, em 1970.
Sabe-se agora, que em 1958 teria perdido o Prémio Nobel da Literatura por causa duma jogada da CIA em plena Guerra Fria; o prémio foi, nesse ano, entregue a Boris Pasternak pela obra Doctor Zhivago, que foi impressa à última hora e entregue na Academia Sueca pela Central de Inteligência Norte-Americana"

O amor conjugal e outras historias são todas narrativas de relacionamentos entre casais.  com um tom de "humor negro" . Mas tem uma historia policialesca que certamente daria um ótimo episodio do seriado da TV americana , o CSI.

Autor: Alberto Moravia
Ano: 1966
Editora: Ibrasa
Acabamento: Brochura
Tradutor: Nair Lacerda
Número de Páginas: 216
Formato: 14 x 21
Idioma: Português
Capa de Hilde Weber

PS: Ganhei esse livro da minha filha Moema que tem preferencia por autores que estão fora do apelo da mídia.

2 comentários:

Pedrita disse...

eu comprei moravia em um sebo. li dele a romana. e amei o filme o conformista. comentei sobre moravia no meu blog http://mataharie007.blogspot.com.br/search?q=moravia
esse não li. beijos, pedrita

Carlos Faria disse...

Conheço o nome do escritor, mas nunca li nada dele