sexta-feira, 14 de agosto de 2015

SCH.I.AGNON - Hóspede por uma noite

O escritor

Shmuel Yosef Agnon

é um escritor israelense  que em 1966 dividiu o Premio Nobel de Literatura com a escritora  Nelly Sachs..
Este livro, "Hospede por uma noite" é um verdadeiro poema, 
A narrativa de um homem que de volta a sua terra natal faz umas anotações tipo um diário da sua vivencia deste retorno. O ponto crucial é que "(...)as perplexidades e dilemas de uma comunidade e sua gente, que se encontram sem saber no ponto cego da história" , ou seja eles estão a beira do Holocausto, pois a historia se passa na \Polônia,(o primeiro país invadido pelos nazistas e onde foram implantados  os piores campos de concentração se é  possível fazer comparações desse acontecimento, dessa época) posterior a Primeira  Guerra que devastou os países do leste europeu e já começando a acontecer o clima da Segunda Guerra Mundial, que massacrou as comunidades judaicas destes países europeus. 

" A lua iluminava tudo ao seu redor, a neve, o castelo arruinado e as pedreiras ao seu redor, as quais foram cobertas pela neve como um rebanho de ovelhas."
 "Silenciosa, caminha a lua no firmamento e alumia os meus caminhos. Escutei o ruido dos meus passos e o rumor da fonte que flui da montanha. Essa é a fonte à qual eu costumava ir com papai,bendita seja sua memória, nos fins dos Sábados, o Poço de Miriam flui por todas as fontes do mundo e aquele que consegue adivinhar o momento certo,terá muitos dos seus desejos realizados."

Livro publicado pela Editora Perspectiva . SP, 2014
tradução direto do hebraico :Margarida Goldstajn, Nancy Rozenchan
e revisão literária de  J. Guinsburg.

Um comentário:

Pedrita disse...

quero muito ler. adoro a editora perspectiva. anotadíssimo. beijos, pedrita