sábado, 4 de julho de 2015

SALMAN RUSHDIE ---- VERGONHA

Eis um livro que a gente nunca mais esquecerá! Nesta publicação, na ficha catalográfica diz que ele é de 1983 e foi publicado pela Companhia das Letras,SP, 2010 com tradução de José Rubens Siqueira e com a capa criada por Victor Burton  inspirado em obras da arte indianas.

Vergonha é anterior ao livros OS VERSÍCULOS SATÂNICOS , que certamente já havia deixado as autoridades religiosas daqueles dois países, Índia e Paquistão de cabelos em pé. Nesse Vergonha eu percebi muito mais alfinetadas contra o sistema politico e religioso do mundo deles do que nos Versículos satânicos!

Tem-se muito o que grifar nele. E eu li fazendo um paralelo no que está acontecendo hoje no Brasil em termos políticos e evangélicos. Parece uma mão e sua luva!

"Diz o ditado que o sapo que coaxa na fossa de um poço se assustará com o coaxar trovejante do sapo gigante que a ele responde"....Salma Rushdie discorre sobre a divisão (recente, na época em que escreveu)  da Índia para a criação do novo país, o Paquistão, (nome originado na Inglaterra) como duas nações diferentes porém iguais. Muito bom. 
A partir desta leitura eu torço para que ele, o Rushdie ganhe o premio Nobel de Literatura!

3 comentários:

Pedrita disse...

adoro esse autor. beijos, pedrita

Carlos Faria disse...

Nunca li Os versículos satânicos, mas entretanto li os Filhos da Meia Noite e é uma obra muito interessante. Este post despertou-me interesse por este romance, que nunca ouvira falar nem sei se está disponível em Portugal.

DIARIOS IONAH disse...

VERGONHA, foi quem abriu a "caixinha de pandora" para OS VERSÍCULOS SATÂNICOS, na minha simples percepção!