sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

UMA HISTÓRIA DA LEITURA - ALBERTO MANGUEL

Já fazia um tempão que eu vinha desejando ler um pouco sobre a história da leitura, a história dos livros; então me deparei com essa publicação da Editora Companhia das Letras, São Paulo,1997, na biblioteca da minha filha Surya Aaranovich, que é doutoranda em Historia da Educação na USP, e logo o agarrei. O Manguel fez uma brilhante pesquisa sobre a leitura no mundo ocidental, desde os tempos dos sumérios, até os dias do nosso tempo com uma maestria sem igual. E sem nenhum pudor ou remorso eu vou transcrever a orelha do livro!

"De certa forma, todo livro escolhe seu leitor, mas Uma história da leitura parece ter um modo muito particular de exercer essa escolha:talvez com uma ou outra exceção, todos os que se dispõem a lê-lo integram a comunidade anônima das pessoas que gostam de ler.Por isso,cada uma delas encontra aqui certos fragmentos de sua própria experiência; o encantamento com o aprendizado da leitura, a leitura compulsiva de tudo (livrinhos de escola, cartazes de rua,rótulos de remédios), o prazer solitário de ser amigo de Simbad, o Marujo, de acompanhara multiplicação dos significados de uma palavra, de descobrir o final da história.
E, sem dúvida, também do autor, cuja erudição ao falar de séculos e séculos de história é primeiro filtrada por uma vivência pessoal intensa. A clareza do texto de Alberto Manguel parece refletir uma generosidade, uma vontade de compartilhar informações, perspectivas e modos de sentir o ato de ler.
'Ler para viver', Flaubert escreveu, ou, na visão de Kafka,'Ler para fazer perguntas'. Das plaquinhas de argila da Suméria aos nossos cibertextos, sabemos que a história registra não só uma infinidade de motivações para  a leitura, mas também para a sua proibição, como se fosse da natureza da palavra escrita penetrar a intimidade do leitor e fazê-lo mover-se para lugares que só ele é capaz de escolher. O ato de ler pressupõe e, simultaneamente, cria uma liberdade.
Alberto Manguel é primeiro um leitor, e nesta condição, se escolheu narrar as transformações da leitura ao longo do tempo, é porque está ciente de quantos tentáculos uma boa história pode ter."

A orelha desse livro faz qualquer amante do ato de ler devorar todo o corpo dele, o livro.


2 comentários:

Pedrita disse...

é uma delícia desvendar bibliotecas alheias. beijos, pedrita

DIARIOS IONAH disse...

Livro que tem que fazer parte de uma biblioteca...apesar do livro está esgotado na editora, eu estou tentando nos sebos....