domingo, 15 de fevereiro de 2015

NOVA GRAMÁTICA FINLANDESA - DIEGO MARANI

Mais um livro para ser lido de um só folego! E é justamente o que está acontecendo, a parada foi apenas para registrar aqui.
Como diz o Alberto Manguel no seu livro Uma história da leitura, é o livro que nos escolhe. Eu estava na Livraria Cultura apenas passeando quando dei de cara com esse livro numa prateleira não visível da livraria e folheei-o tempo suficiente para ter vontade de ler. Várias coisas me impulsionaram. O mundo misterioso dos sem memória, que começou a me interessar em Uma rua de Roma, do Patrick Modiano continua neste Nova gramática finlandesa, do escritor italiano Diego Marani. Me impulsionou também o não conhecer quase  nada sobre a cultura e costumes da Finlândia  e ter uma oportunidade aqui; outro impulso foi com relação ao autor que me é totalmente desconhecido, mas confio no taco dos editores da Companhia das Letras; e, realmente a história desse romance é bem de um folego só! Um soldado marinheiro perde completamente a memória na época da II guerra; ele é encontrado, com o cranio espatifado por outros marinheiros no cais da cidade italiana de Trieste que o levam para um navio/hospital alemão onde um médico de origem finlandesa acredita que esse soldado também é finlandês e começa um processo de dar uma nova identidade a ele..
Editado pela Companhia das Letras, São Paulo em 2014 com tradução de Eduardo Brandão, com 179 páginas. uma bela capa de Tereza Bettinardi.

2 comentários:

Pedrita disse...

fiquei curiosa. eu tb tenho editoras que confio quase cegamente. eu estou me divertindo com alice no país das maravilhas. beijos, pedrita

DIARIOS IONAH disse...

me fez lembrar o que eu li do Patrick Modiano, Uma rua de Roma...