sábado, 31 de janeiro de 2015

Henry James - OS ESPÓLIOS DE POYNTON

Exatamente dentro do livro CARTAS EXTRAORDINÁRIAS, que acabo de ler. As cartas são deliciosas, e as escritas por meninos e meninas então são as minhas preferidas, pois é difícil
     falar das missivas escritas por uma Anais Nin, um Scott Fitzgerald, um Einstein , um Henry James ou os ex-escravos que respondem cartas de ex-donos.
Os espólios de Pynton é um livro muito bom para pessoas como eu que gostam de objetos, coleções, colecionadores, documentação de objetos, mas é a parte da trama psicológica do Henry James que mais me atrai. A maneira como ele descreve as pessoas e as barreiras sociais que elas criam para se manterem distantes umas das outras num jogo quase de gato e rato.
O livro fala principalmente de sentimentos: arrogância, falsidade, oportunismo, amor próprio, altruísmo&egoísmo, maçada, acumulação de objetos, valores materiais , pobreza de espirito.E tem momentos em que ele faz a gente sentir raiva dele e em outros momentos como ele é enlevante! 
Fim!

3 comentários:

Pedrita disse...

esse eu não li. anotadíssimo. beijos, pedrita

DIARIOS IONAH disse...

Pedrita, é mais uma publicação de bolso. é incrível como ele destrincha o psicológico dos personagens! poucas páginas mas denso.

Pedrita disse...

eu gosto de publicações e bolso, estou lendo som e fúria do faulkner em uma publicaçao assim. a questão é q outros livros entraram na prioridade.