segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

MARAVILHAS DO CONTO HUMORÍSTICO

Falar de um livro é como um biscoito feito de mel, de mel das legitimas abelhinhas.
Falar deste livro é pitoresco para mim. Chama-se "Maravilhas do Conto Humorístico" e achei-o jogado na garagem da casa do meu pai em uma das viagens que eu fiz ao Recife para visitá-lo.  Com poeira e mofo, de dar dó. E logo me encantou a ideia de dar-lhe uma capa, já que a original não se encontrava nele, estava descapado da capa frontal, e com a contra capa em estado lastimoso. O livro tem aquele tipo de papel meio mole que se desmancha nas nossas mãos. Foi publicado em 1959 pela Editora Cultrix de São Paulo com 299 páginas de  autores de várias nacionalidades.Não tem ISBN e fazer a ficha catalográfica dele deve ser duperu!
Mas tem algumas informações básicas, tipo seleção dos contos foi feita por Mariano Tôrres com uma introdução cômica de Mário S. Brito, que confesso não conheço nenhum dos dois. A capa original foi feita por  Mogens Ove Osterbye, provavelmente um nórdico.
Resolvi fazer uma nova capa e contra/capa com ilustração de imagens de quadros do Chagall, que eu amo. Fiz um recorte e colagem de três quadros e gostei do resultado final.
Agora o livro está pronto para ser manuseado sem medo de destruí-lo e já iniciei a leitura dele, à noite passada. Gozado foi o sonho que tive....

Vou fazer aqui uma relação de alguns deles:
Machado de  Assis,(DELICIOSO), apesar de eu não curtir o anti semitismo do Machado.
Anton Tchecov
Pirandello,
Artur Azevedo,
Aluísio de Azevedo
Katherine Mansfield (ÓTIMO)
Gervásio Lobato,
Ka-Lao-Yeh,
Leonora Carrington,
M. Zostchenko,
João do Rio,
Arnold Bennet,
August Strindberg,
Manuel Galvez, 
Mark Twain,
Tadeus Rosewicz
e outros totalmente desconhecidos, ao menos de mim.

Nenhum comentário: