quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Futuro dos Livros e dos Colecionadores de Livros?




 "FALAR DE LIVROS é a melhor das prosas. Mas está se perdendo o hábito de prosear. Não se proseia mais em portas de livraria, não há mais café onde se possa conversar.  (...) É, talvez, por isso que resolvi escrever este livrinho. (...) Dei uma prosa sobre bibliografia." RUBENS BORBA DE MORAES.




Eu estou lendo este maravilhoso livro de autoria do bibliotecário Rubens Borba de Moraes, indicado por meu professor orientador, Professor Dr. Luydy Abraham Fernandes. Muito boa a abordagem do que é ser um colecionador de livros, de livros preferencialmente raros. A primeira edição foi em 1965 (a que eu estou lendo é a terceira de 1998), e é claro ele não adivinhou o que aconteceria com o livro nesta era digital!
A impressão que eu tenho é a de que em termos de colecionismo o LIVRO vai ser um ser raro e disputadíssimo, neste tempo da existência virtual.

2 comentários:

Pedrita disse...

eu me incomodo muito com essa discussão q os livros vão acabar. eu tenho disquetes aqui com material e se quiser resgatá-los tenho q pagar uma fortuna há um especialista. isso pq esses disquetes tem somente uns 10 anos. eu tenho um livro do érico veríssimo, primeira edição, q comprei em um sebo q não só eu li, como já emprestei e outros leram e q daqui há 20 anos muita gente ainda pode ler. só precisam saber ler e em português. não precisam de luz, não precisam de computador. os computadores estão sempre evoluindo, em dois anos vc já não lê mais o q o anterior lia. tudo se perde. o livro de papel eu recebi vários de herança da minha avô e qq um q sabe ler, lê. beijos, pedrita

DIARIOS IONAH disse...

Eu também Pedrita. Nada substitui um livro na hora de ler. Escrever também. É uma lástima que tenhamos cada dia mais o apego ao teclado. Eu adoro escrever cartas, adoro minhas canetas tinteiro e tenho vários vidrinhos de tinta, ate trouxe uma tinta lilás da minha viagem a Israel, mas não tenho quem me responda as minhas cartas. Acabou o hábito da escrita manual.Continuo ardorosa amante dos livros. Não sou colecionadora por falta de paciência para catalogar, documentar e ficar correndo atrás de muitos livros que são belíssimos e com certeza eu daria todo meu dinheiro para adquiri-los.