terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

contos de amor do sec. XIX

Alguns , para mim são absolutamente insuportaveis.Não pela linguagem romantica propria da epoca, mas sim pelo tema , mesmo.O exemplo é o primeiro conto do espanhol Leopoldo Alas(nunca ouvi falar), que fala de um garotinho orfão, coitadinho, que era lindo como um anjinho,
e que a mãe, viuva, criou longe de todos, e ele so brincava dentro do proprio quarto com um oratorio de barro que criou....foi crescendo e não deu outra foi ser padre.e so pensava em sofrer.
tentou ir para a Asia para ser sacrificado pelos pagãos asiaticos, mas so o olhar de dor da mãe, o removeu da ideia.Enfim, um dia ele cruza o olhar com uma pobre coitada recem abandonada pelo noivo e se apaixona pela dor dela, pelo sofrimento dela.....e ai ela morre e ele goza!
um nojo total....
A segunda historia eh do Balzac, um soldado no deserto arabe se apixona por uma pantera, mas no final a mata com medo dela o comer e eh encontrado ao lado do cadaver da felina chorando aos prantos....
Neste conto o Balzac compara a felina com a mulher, diz que ambas são dissimuladas.Outro detalhe eh o endeusamento ao ridiculo do Napoleão Bonaparte, o louco varrido.

Eu so posso estar maluca para ficar lendo estas baboseiras.....

Nenhum comentário: