sexta-feira, 20 de abril de 2018

A MULHER DO DEUS DA COZINHA - AMY TAN

É o segundo livro dessa autora sino-americana que eu leio; para mim ela sempre começa um tanto insonsa mas de repente ela dá um impulso que eu não consigo parar de ler até o final da historia! E apesar dela viver nos Estados Unidos, as historias que escreve sempre se passam na China na maior parte do tempo da historia. Aqui os personagens femininos é quem contam suas historias entrelaçadas; e o personagem mais falado por elas é um homem ruim, mau caráter e malvado ao extremo. O universo da Amy Tan na literatura é essencialmente feminino, o masculino parece uma sombra, mesmo que as mulheres sejam na vida real tratadas na sociedade chinesa de forma preconceituosa e misógina, ao menos é o que a autora transmite. Gostei muito desse livro. Editado pela Roco, 1993.
Em uma resenha que eu li diz que essa historia  se baseia na vida real da mãe da escritora. Eis onde li :'A mulher do deus da cozinha' é baseado na vida da mãe de Amy Tan, que conta à filha uma história guardada por mais de 50 anos. No livro, a personagem Winnie, nascida Jiang Weili, cresce em Xangai, filha de um rico comerciante de tecidos. ...Google Books.

2 comentários:

Pedrita disse...

nunca li nada dela e passei a me interessar depois de tanto vc falar. amei a capa desse livro. beijos, pedrita

DIARIOS IONAH disse...

sim, é uma otima leitura!