sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

LI - YU "TAPETE DE CARNE"

Eu acabei de ler esse livro da "COLEÇÃO ERÓTICA" que foi editado no Brasil em 1968, pela José Álvaro Editores, Rio de Janeiro. GB, hoje RJ.
Eu poderia escrever infinitas coisas e impressões desse pequeno livro, que devorei em trés dias, porém vou apenas dar informações sobre o autor, o nosso tradutor para a língua brasileira e o artista que fez a capa!
Li YU, ou Li Liweng nasceu na China na dinastia Tang  em 1611 e faleceu em 1680. Gostei muito. Dei muitas risadas gostosas e recomendo a quem tem espirito livre de preconceitos e outras mazelas.
 Era poeta e editor. Exaltava os prazeres da vida principalmente o erotismo, e nos seus escritos ele fala livremente do homossexualismo sem conotações pejorativas; ele pregava a pratica sexual como um dos caminhos para a longevidade.
O tradutor desse livro foi o dramaturgo pernambucano Hermilo Borba Filho nascido em Palmares no dia 8 de julho de 1917 - Recife , 2 de junho de 1976;
ele foi advogado, escritor, critico literário, jornalista, dramaturgo, diretor, teatrólogo e tradutor brasileiro. Era simpatizante do partido comunista e por isso sofreu perseguições durante a ditadura do regime militar brasileiro nos anos 1970.Ele também foi tradutor de obras do Marques de Sade.Ele foi o coordenador das publicações da "Coleção erótica" da JOSÉ ÁLVARO EDITOR. Certamente essa tradução foi feita do livro em inglês do Li YU, informação que eu consegui com muito trabalho no Wikipedia:  "O Tapete de Carne é atribuído a Li Yu, um célebre romancista e dramaturgo chinês do século XVII. A tradução inglesa, The Carnal Prayermat, da coleção Classical Erotica da editora inglesa Wordsworth, é de autoria desconhecida.
A capa desse livro é de autoria do artista também pernambucano Aloisio Magalhães, que esteve muito envolvido no cenário artistico brasileiro nos anos 1980.
Aloisio Magalhães nasceu em Recife, 5 de novembro de 1927 — Pádua , 13 de junho de 1982) foi um designer gráfico brasileiro. É considerado pioneiro na introdução do design moderno no Brasil, tendo ajudado a fundar a primeira escola superior de design neste país, a Escola Superior de Desenho Industrial ...WIKIPEDIA.







2 comentários:

Pedrita disse...

linda capa. e gostei que não colocaram em preto e sim em azul marinho. ah, ouvi muito falar desse ilustrador da capa. fiquei curiosa pelo livro. beijos, pedrita

DIARIOS IONAH disse...

o Aluisio Magalhães da nome ao museu de arte moderna de Recife!