terça-feira, 23 de janeiro de 2018

SINFONIA DE OBJETOS - Paulo de Freitas Costa

Depois do livro da Frances de Pontes Peblees eu só podia mesmo ler um livro de teor academico! Pois eu precisei degustar por dias a fios a historia das costureiras e os cangaceiros do nordeste brasileiro!
Então, esse livro Sinfonia dos Objetos foi escrito por um arquiteto que atualmente responde como curador na casa museu de colecionador da  Ema Klabin, professor na USP, Paulo de Freitas Costa; o assunto me interessa muito pois tenho a formação acadêmica em museologia. Algumas coisas que ele diz já foram ditas em outras publicações estrangeiras, portanto não é um livro com novidades teóricas. Ele tenta também criar uma pequena biografia da colecionadora, mas ficou muito aquém do que eu esperava de informações. conhecimentos nos livros. 
Mas a gente sempre consegue pescar alguns conhecimentos nos livros que a gente lê. Aqui, por exemplo ele nos diz que os primeiros colecionadores brasileiros foram os homens da igreja católica apostólica romana. Com a chegada de D. João VI o cenário muda com a nobreza local imitando a nobreza das cortes europeias que dão inicio ao colecionismo através dos seus gabinetes de curiosidades, pois todos estão começando também a ter um interesse de cunho cientifico no que ocorre aos seus arredores.
Em relação ao perfil da colecionadora Ema Klabin ele omitiu muitas informações, com certeza.
Mas eu teria mudado o assunto do meu TCC, se em 2012 eu tivesse lido esse livro que foi publicado pela ILUMINURAS, SP em 2007!


Um comentário:

Pedrita disse...

deve ser interessante. embora leia muito pouco livros acadêmicos. a capa é linda. beijos, pedrita