domingo, 9 de abril de 2017

A DISTANCIA ENTRE NÓS - THRITY UMRIGAR

Passei esse final de semana todo lendo; com pequenas pausas para as coisas triviais do cotidiano. 
Eu vi esse livro no sebo aqui da rua Ataulfo de Paiva no Leblon onde costumo passar com passos lentos e atentos de encontrar bons livros de autores desconhecidos para mim. Como se eu estivesse praticando "roleta russa com autores e livros".
E dei a maior sorte com esse romance da Thrity Umrigar, , autora de origem indiana e que vive atualmente  em Ohio, nos Estados Unidos.
A historia se passa em Bombaim, na India e tem poucos personagens, porém todos muito bem arquitetados. Os personagens centrais são duas mulheres de castas diferentes, ou melhor de sociedades diferentes. Uma mulher é parsi (ou seja de familia zoroastriana)  e a outra é uma harijan, ou seja uma hinduísta intocável. A parsi é filha de um cientista (que quase não aparece na história) famoso, classe média alta, e casada com um advogado que logo após o casamento começa a bater nela, (induzido pela sogra dela)que guarda segredo de todos, menos da serva harijan, empregada e curandeira que a trata depois das surras. 
Anos se passam. E a parsi tem uma filha única que ela adora e que está grávida. A harijan tem uma neta que aparece grávida e a historia toda se passa entrelaçada entre essas duas mulheres fortes e altivas e ao mesmo tempo submissas as suas vidas indianas. 
O final do livro é o ponto alto da leitura. Tão bom que li em dois dias para chegar no final!

3 comentários:

Pedrita disse...

eu tb gosto de ficar muito tempo entre as prateleiras. amava ficar na biblioteca do sesi. raras eram as bibliotecas que permitiam o acesso aos livros. linda a capa. beijos, pedrita

Carlos Faria disse...

Onde moro não há alfarrabistas para deambular como você faz no do Leblon, mas é interessante como descobre bons livros de escritores pouco conhecidos, por norma obtenho essas referências na internet através de outros amantes de leituras que me levam à descoberta de pérolas escondidas e a Ionah é uma dessas pessoas.

Carlos Faria disse...

Em Portugal penso que corresponde ao livro intitulado "Bombaim - a um mundo de distância", anotei também