sábado, 14 de janeiro de 2017

FIÓDOR DOSTOIÉVSKI - O ADOLESCENTE

                                                      

Terminei a leitura do livro O ADOLESCENTE do escritor russo Fiódor Dostoiévski.
Poderia passar o resto da noite inteira falando de tudo, do livro, do autor, das intrigas da corte entre os nobres falidos,da época em que foi escrito, das reflexões dos personagens sobre a vida difícil da Russia no Seculo XIX para o povo tanto citadino quanto o campesino, tantas filosofias do autor sobre a vida e o mundo, tiradas bíblicas, uma paixão pelo cristianismo; mas o que mais me "pegou" foi a misoginia do Dostoiévski! E como nas páginas finais existe um esclarecimento sobre o livro, o autor, o tempo, sobre o romance de formação, romance de geração, sobre o caos e o ideal de nobreza e em momento nenhum comenta essa misoginia do autor!


"O adolescente, publicado em 1875, é um dos cinco grandes romances de maturidade de Dostoiévski, ao lado de Crime e castigo, O idiota, Os demônios e Os irmãos Karamázov. Mesmo sendo o menos conhecido dentre eles devido à incompreensão da crítica do século XIX, que não entendeu sua estrutura moderna, fragmentária, baseada nas memórias do protagonista , a obra revela toda a genialidade do escritor, então no auge de seu talento. O livro, narrado em primeira pessoa por um jovem de vinte anos, Arkadi Dolgorúki, apresenta as tentativas deste em ser aceito na sociedade russa da época. Filho ilegítimo de um proprietário de terras com uma humilde serva, criado longe da família, em um internato de elite..."  

Essa é uma resenha que eu transcrevo do site da estante virtual, mas a historia é muito mais do que isso que eles simplificaram!

Editora 34 Ltda,SP 2015
Traduzido direto do russo por Paulo Bezerra (excelente tradução)
Ilustrado com os manuscritos do autor

LEITURA ALTAMENTE RECOMENDADA

4 comentários:

Pedrita disse...

ah, que legal. terminou. estava curiosa pra saber suas impressões. deve ser uma bela edição. livros são assim. cada um percebe um detalhe. por isso q quanto mais avaliações melhor. ah, esses resumos de sinopse são muito limitantes. tanto que nem leio. beijos, pedrita

Carlos Faria disse...

Dos grandes de Dostoievki é o único que me falta ler, apesar de já ter lido pelo menos dois dos mas pequenos. Sendo este um dos meus escritores preferidos, espero ter a oportunidade de ler, entre os outros grandes, não sei qual é mesmo o meu preferido, depende do momento. Adorei-os a todos

DIARIOS IONAH disse...

SIM Pedrita o livro é lindo! Primorosa edição, excelente tradução. Tudo muito bom. Gostei muito.

DIARIOS IONAH disse...

Carlos Faria, esse é muito bom. O meu preferido é O IDIOTA. Depois Os irmãos Karamanzov que pretender fazer uma terceira leitura.