segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

A CURA DE SCHOPENHAUER - IRVIN D.YALOM

                                                         
                                                     
Acabei de ler. Me surpreendeu. Tempos que eu tentava ler esse autor e não tinha oportunidade pois não queria pagar o preço que as livrarias cobram por um livro novo. Até que andando na rua Ataulfo de Paiva , no Leblon, RJ, dei de cara com ele no mesmo lugar que encontrei "O amigo de Infancia" da Dana Tartt tempos atrás.
 A Cura de Schopenhauer

Peguei-o e já comecei ali mesmo a ler as suas orelhas!
Devorei em três dias!
Um psicanalista tem um diagnostico que terá pouco tempo de vida. Resolve então buscar antigos pacientes que ele não conseguiu tratar para saber porque falhou no tratamento. Consegue encontrar um deles, que foi seu paciente (25 anos antes desse momento da historia) um viciado em sexo e o traz para seu grupo atual e,
Ai começa uma verdadeira peregrinação nos escritos do filosofo Schopenhauer e outros filósofos mudando o rumo da terapia do grupo.
Gostei dessa "sacada" do Yalom de escrever sobre os filósofos mesclando  com a psicanálise. Os próximos que vou ler serão "Quando Nietzsche chorou" e o "O enigma de Spinoza".
Editora Ediouro.

3 comentários:

Carlos Faria disse...

Deste autor apenas li O enigma de Espinosa, gostei, mas confesso, que li deprimido e penso aliás que me deprimi mais ainda que o Espinosa no livro... por isso não mais voltei a ele.

Pedrita disse...

ah, não me interesso não.

DIARIOS IONAH disse...

adorei!