segunda-feira, 14 de novembro de 2016

ANA BOLENA - biografia - EVELYN ANTHONY

Eu sempre quis conhecer a historia das mulheres do Rei inglês, Henrique VIII; e apareceu essa oportunidade e agarrei-a imediatamente. Esse livro estava na caixa de livros para doação na biblioteca de Buzios..
Foi publicado em 1957, mas a ortografia não mudou em nada o conteudo e foi uma leitura muito boa e esclarecedora. É uma biografia  chamada de "romance historico". A imaginação da autora é muito boa mas ela não inventa muita coisa do que aconteceu realmente.
O Rei Henrique é descrito por Evelyn Anthony como um homem galante, bonito, com 1.90 aproximadamente, ruivo, mulherengo, porém 
não é um cara sexual,( inclusive a Rainha Ana Bolena o acusa de impotente, fazendo esse comentário um segredo entre ela e o seu irmão Jorge Bolena), e esse será o motivo da morte do irmão dela que o declara assim no meio do julgamento dos  dois que foram acusados de cometerem incesto.
Henrique é casado com a Catarina de Aragão, a infanta espanhola filha de Fernando e Isabel de Castela, poderosos reis católicos de Espanha. O primeiro marido dela é Arthur, irmão do Henrique que casa com ela aos 15 anos por imposição do seu pai o Henrique VII; mas o Arthur morre e o pai continua querendo a ligação com a Espanha e obriga o Henrique VIII a casar com ela, mas ele não quer. Porém, quando o rei Henrique VII morre, o Henrique aos 18 anos herda a coroa e resolve casar com ela que é bem mais velha do que ele. Ela não consegue gestar até o final e sempre aborta no meio das gestações. Ou a criança morre ao nascer. Depois de ficar grávida cinco vezes, sem sucesso, ela consegue gestar e parir uma menina frágil e doentia, que se chamará Maria ( a Catarina é uma rainha fanática católica, tipo piedosa). Mas o rei é um safado e come as suas damas de honra. Ele tem um caso com uma mulher, que passa na historia sem muitos registros, e tem dois filhos com ela mas não os declara herdeiros legítimos para sucessão; ao mesmo tempo tem um caso com  a Sra. Maria Bolena, também dama de honra da rainha; essa Maria Bolena tem uma irmã que foi enviada para ser educada na  corte francesa, a Ana Bolena, a heroína dessa historia.. Quando ela retorna para a Inglaterra ela se torna dama de companhia da Rainha Catarina e é assediada pelo Henrique. Que não é correspondido. Mas ela a persegue. E ela diz que não vai ser sua amante e só dar  se ele casar com ela! Ele começa um processo de divorcio que o papa Clemente não dá. Ficam numa relação estranha por seis anos!  Por fim ele é aconselhado por um sujeito chamado Cromwell, babaovo da Ana Bolena a romper com a igreja católica e fazer a sua própria igreja, sendo o Rei Henrique seu soberano mor. Assim Henrique finalmente casa com a Bolena que fica gravida e para desespero do rei pari uma menina, que se chamará Isabel (quando adulta tem a alcunha de Isabel, a rainha virgem). Quando Ana Bolena engravida já  tem uma dama de honra que o Henrique começa a comer, que se chama Joana Seymour; logo o rei e o ministro Cromweel armam uma intriga e declaram a Bolena adultera. Ela é julgada e decapita. Ele casa com a Seymour que morre ao parir um varão, o futuro rei Eduardo..
E a historia depois fica quente quando as duas filhas do Henrique reinam. Com uma diferença de 17 anos entre elas. A Maria, católica fanática como a mãe, reina matando os protestantes; a Isabel que reinou 44 anos reina matando os católicos, pois é protestante!
As historias de ambas já viraram vários filmes!
EDITORA CULTRIX, 1957
TRADUÇÃO DE NAIR DE LACERDA.


3 comentários:

Pedrita disse...

eu vi alguns filmes que mostravam parcialmente esse universo. é um livro que gostaria de ler. no meu blog tem um filme http://mataharie007.blogspot.com.br/search?q=henrique+VIII beijos, pedrita

DIARIOS IONAH disse...

eu li seu post; mas ali é mais uma historia romancada, outro ponto de vista....

Carlos Faria disse...

Conheci esta personagem através de Hilary Mantel e os seus romances Wolf Hall e o Livro Negro sobre a vida de Cromwell na ascensão de Henrique VIII mas depois este o condenou, mas isso seria no terceiro volume de trilogia que ainda não li, Ana Bolena é importante nos dois primeiros romances.