quarta-feira, 21 de setembro de 2016

UM ARTISTA DO MUNDO FLUTUANTE - KASUO ISHIGURO

Eu adorei reler esse livro do escritor Kasuo Ishiguro! Enquanto passava um final de semana em São Paulo, na casa da minha filha Surya aonde o livro estava emprestado.
Reminiscencias de um velho artista/pintor que viveu antes e durante a Segunda Guerra Mundial em Tóquio. Ao mesmo tempo em que ele venera o passado guerreiro do Japão, é rechaçado pelo caos e desintegração do presente pela invasão americana e sua cultura no país logo depois da rendição do Imperador.O mundo flutuante é ....
Editora ROCCO, 1989
A capa foi criada por Ana Maria Duarte a partir de um desenho infantil, anonimo.

3 comentários:

Pedrita disse...

ainda não li. beijos, pedrita

Carlos Faria disse...

Agora estou a ler contos de Mishima e a gostar muito, como o Japão é um país que literariamente conheço muito mal e a Ionah falou de obras japonesas, ontem ao encomendar livros fui consultar a minha lista de obras que vou anotando à medida que me cruzo com elas pela internet, incluindo blogosfera e dou por mim com vários japoneses anotados, encomendei um Dazai, mas os nomes de Ishiguro e de Akutagawa estavam lá também, talvez tenham sido recomendações suas no passado... já não me lembro.

DIARIOS IONAH disse...

Carlos Faria,
os escritores japoneses são meus preferidos. E tem muitos. Premio Nobel tem o Yasunari Kawabata e o Kenzaburo Oe e um que todo ano é indicado é o Murakami.