terça-feira, 13 de setembro de 2016

O PORTAL VERMELHO - LIN YUTANG

Ganhei esse livro de uma amiga em Búzios. Levei-o para Recife e ele ficou muito tempo na prateleira de espera a ser lido.
Porém ele tem muito mais tempo de publicado no Brasil. No ano de 1955 pela Editora Irmãos Pongetti. Alguém conheceu a editora dos irmãos Pongetti? Eu sim, a muito tempo atrás.O livro teria muito a ser escrito sobre ele. Tanto do ponto de vista literário quanto da banalidade em relação a sua própria historia ao chegar nas minhas mãos. As páginas deles estavam grudadas a cada quatro folhas, isso quer dizer que nunca foi aberto, sequer! As folhas de um tipo de papel que tem algodão em sua massa. Pagina molinha, grossa e com um cheiro tipico de vegetal.
Agora vou falar um pouquinho de sua literatura. Linda historia que se passa na China,antes do regime comunista lá pelos anos 30 do século XX.Algumas informações eu já conhecia por ter lido a biografia da Imperatriz viúva, a Cuxin. Uma historia de amor que me remete a uma autobiografia do próprio Lin Yutang.
Editora Irmãos Pongetti, Rio de Janeiro 1955
A capa é linda mas eu não fiz foto, pois fiquei empolgada com o seu miolo.

Um comentário:

Pedrita disse...

que triste nunca ter sido aberto. eu tenho uma edição velha do primeiro volume do érico veríssimo. as folhas estão quase marrons, mas tem cara que foram lidos. esse livro só consegue ser achado em sebo e dessa mesma editora. beijos, pedrita