segunda-feira, 1 de agosto de 2016

albert cossery Ambição no Deserto




Acabei de ler mais um livro do Albert Cossery, autor egípcio que viveu em Paris e escreveu em francês todos os seus livros cujas historias se passam no Egito ou nos Emirados Árabes. Ambição no Deserto é  um hino de amor ao não consumismo.Com poucos personagens nessa historia ele nos leva a refletir sobre essa nossa forma desenfreada de consumir produtos supérfluos  e destruir a natureza do planeta  com consequência cada dia mais irreversível. Ele me faz pensar de forma filosófica sobre a nossa atual civilização embora ele trate seus personagens femininos um tanto quanto incomodo ( pelo menos para mim); mas ai eu penso :como ele iria falar de uma maneira diferente se ele é médio oriental?
Gostei muito desse paragrafo no livro:
 "- Pode ser um espirito forte, mas limitado.Esse sujeito, assim como milhões de cidadãos de outros continentes, não se dá conta de que está sofrendo uma pressão, de tão insidiosa e perfidamente destilada que ela é. A penetração do ideal reacionário através do excesso de objetos manufaturados é um tipo de colonialismo mais prejudicial que a conquista de um país pelas armas. A única cultura da grande potência imperialista é o seu comércio. É por esse meio que ela consegue embrutecer inclusive os povos mais evoluídos.Não se esqueça de que os homens são iguais a crianças maravilhadas ante a abundancia de brinquedos expostos numa vitrine"

Publicado pela CONRAD EDITORA,SP, 2008
Traduzido maravilhosamente  por Dorothee de Bruchard
Capa de Jonathan Yamakami sobre a imagem de Raymond Depardon/Magnun Photos

3 comentários:

Pedrita disse...

a capa é impactante. beijos, pedrita

Carlos Faria disse...

Penso que esta obra não está editada em Portugal. Pelo menos não me lembro de a ver na lista dos livros publicados na coleção que tenho lido com Cossery

olhodopombo disse...

Adorei gente!