domingo, 17 de julho de 2016

a ponte das turquesas - Fernanda de Camargo-Moro

Terminei de ler. Mas antes de falar alguma coisa desse livro vou escrever algumas coisas sobre a autora. Fernanda de Camargo- Moro, como diz meu de Museologia Professor Carlos Costa, Fernanda de Camargo Almeida Moro era museóloga formada no Curso de Museus, do Museu Nacional (1952 a 1956); tinha estágio de especialização em museus de ciência, pelo International Council of Museums (1970 a 1972); e doutorado em Arqueologia Romana, pelo Universidade de Coimbra (1969 a 1973), orientada pelo famoso arqueólogo português Jorge Alarcão.  E seguindo transcrevo o que foi dito na Revista Museus :"Dedicada à Museologia, Fernanda, pós-doutorada em Arqueologia Ambiental, teve uma relevante produção bibliográfica, com destaque para a obra Museu: Aquisição/Documentação (1986), utilizada como referência histórica no meio acadêmico quanto aos estudos conceituais e práticas sobre documentação, em que Fernanda não se limitou apenas a exaltar a importância da gestão das coleções museológicas, mas esclarece a respeito das formas de registro, catalogação, pesquisa e preservação dos acervos em museus."
Como uma profissional na área da Arqueologia e da Museologia, documentando objetos e artefactos  em diferentes escavações arqueológicas em diferentes países do Oriente Médio realmente ela escreve em seus livros sobre a gastronomia desse Oriente que nos é tão misterioso, mágico!
Em "a ponte das turquesas" fica uma certa ambiguidade se ela deu título ao livro lembrando das mulheres ou das pedras semipreciosas, da Turquia. A ponte das turquesas é uma viagem ao mundo otomano com uma enfase para a sua cozinha riquíssima; e enquanto eu lia sentia o cheiro e o sabor das especiarias orientais!
Os capítulos que mais me impressionaram foram os que retrata o mundo do harém e a historia dos eunucos! Senti um certo tendenciamento dela ao falar da corte, dos sultões e vizires. Um livro para consultas. E para experimentar as receitas que são em torno de setenta entre comidas doces e salgadas.
Livro editado pela RECORD, RJ,2005, com fotografias ilustrativas de várias cenas do mundo otomano que estão em diferentes museus da Turquia.

3 comentários:

Pedrita disse...

parece interessante. beijos, pedrita

Carlos Faria disse...

Fiquei na dúvida sobre o género da obra: um livro de viagens, memórias, crónicas?

DIARIOS IONAH disse...

Carlos Faria eu diria um livro de cronicas históricas escrita por uma museóloga-arqueóloga....