quinta-feira, 9 de junho de 2016

2666 - ROBERTO BOLAÑO

Acabei de ler! Ufa! 852 páginas. O tempo todo tentando entender a razão do título do livro, mas quando chegou no terceiro romance, eu vi que nada estava esclarecido quanto ao nome desse livro. O Balaño escreveu cinco romances com alguns personagens se entrelaçando entre si nessas histórias. O romance foi publicado postumamente, mas temos a sensação de que ele iria continua-lo, se não tivesse morrido de insuficiência hepática em 2003. Os cinco romances são : 
1 - A parte dos críticos ( o que eu mais gostei)
2 - A parte de Amalfitano ( adorei)
3 - A parte de Fate
4 - A parte dos crimes ( inspirado em fatos reais ocorridos no Norte do México)
5 - A parte de Archimbold ( o que eu menos gostei, mas como foi o que a minha filha Moema ( que me indicou a leitura  do livro) mais gostou, vou reler.).

Vou transcrever a orelha do livro onde a Companhia das Letras, nos apresenta o autor: 

"Roberto Bolaño nasceu em 1953, no Chile, e é considerado um dos grandes nomes da literatura latino-americana contemporânea. Passou a adolescência no México, retornando ao país natal pouco antes do golpe militar; quando foi preso. Começou a publicar seus livros aos quarenta anos de idade, já residindo na Espanha. Entre romances, poesias e contos, lançou mais d edez livros, incluindo Amuleto, Os detetives Selvagens, Estrela distante, Noturno do Chile, A pista de Gelo e Putas assassinas, todos publicados no Brasil pela Companhia das Letras."

Companhia das Letras, 2010
Tradução primorosa de Eduardo Brandão ( é o tradutor oficial no Brasil dos livros do Bolaño)
Capa de warrakloureiro do  Óleo sob tela de Rodrigo Andrade, "Sem titulo", (1988)




4 comentários:

Pedrita disse...

fiquei com vontade de ler. beijos, pedrita

Carlos Faria disse...

Li-o há uns anos e gostei, mas também confesso que os primeiros volumes foram os que mais me cativaram e o último também não me deslumbrou, não voltei mais ao escritor, mas conheço gente que ficou fã da sua escrita.

DIARIOS IONAH disse...

Esse é o quarto livro que eu li dele, Carlos Faria. OS DETETIVES SELVAGENS foi meu primeiro e me deslumbrei com a sua escrita. O livro dos Crimes foi baseado em fatos reais na Ciudad Juarez, que nessa historia recebe o nome fictício de Santa Tereza.

Carlos Faria disse...

A edição portuguesa esclarece no próprio livros os factos sobres os crimes.