terça-feira, 3 de maio de 2016

ROBERT K. MASSIE -- PEDRO O GRANDE

Acabei de ler a dois dias atrás e fiquei todo esse tempo degustando-o. 1075 páginas que eu não queria que acabasse nunca!
Eu posso imaginar quanto tempo esse autor Robert K Massie levou para concluir essa obra! Figura impar, ele foi grande na altura  2.03m. e Grande como  Monarca, sem frescuras e sem ostentações bobas da corte. Passou a vida toda pesquisando, construindo e trazendo a Russia para a vida da modernidade que a Europa vivia. Aboliu grande parte das superstições da igreja ortodoxa russa, cortando as barbas dos homens, velhos ou moços, mudando a indumentária para algo mais prático do que aquela quantidade de panos que envolvia o corpo dos homens, mudou de Moscou para a cidade que construiu dentro de um vasto pântano no norte do pais, e que hoje é considerada uma das cidades mais bonitas da Europa: São Petersburgo; ao mesmo tempo que construía essa cidade, guerreava com o rei da Suecia, Carlos XII, para conquistar o mar Báltico e toda a costa da Finlândia que pertencia a Suécia. Colocou a irmã mais velha em um convento, pois ela estava sempre querendo derruba-lo, casou com uma mulher que a mãe escolheu mas que ele não gostava, teve dois filhos com  ela, e quando se apaixonou por outra mulher ( ele tinha 38 anos e a moça 17), mandou a primeira esposa para um convento e depois de 5 filhos casou com a nova mulher.. Apesar dela não se nem nobre e nem russa a tornou imperatriz com o nome de Catarina I. Depois da morte dela, ela governou dois anos e morreu. Tiveram 12 filhos, seis homens e seis mulheres. Apenas  duas sobreviveram e foram governantes também, uma por pouco tempo,e a outra por mais ( a Ana e a Isabel por 21 anos) tempo.
Enfim maravilhosa leitura. 
Editora Amarilys São Paulo, 2015 .
Tradução de Maurício Tamboni


3 comentários:

Carlos Faria disse...

Curiosamente apesar de muito gostar e ler clássicos da literatura russa, conheço muito mal o líder da Rússia que moldou o País até à revolução bolchevique.

Pedrita disse...

quero muito ler. acompanhei o seu processo de leitura, deve ser fascinante. beijos, pedrita

Unknown disse...

Olá
acabei de conhecer o blogue por indicação da Pedrita e já vi que terei muita coisa interessante para ler aqui. Beijinhos