sábado, 14 de maio de 2016

Catarina, a Grande ---- Robert K.Massie


Resultado de imagem para CATARINA A IMPERATRIZ DA RUSSIA
Eu terminei de ler essa biografia escrita pelo historiador norte-americano Robert K. Messie. 
Foi ótimo ter lido primeiro a biografia do Czar Pedro, o Grande, desse mesmo autor, assim muita coisa da historia da Rússia quando ela foi imperatriz eu já estava ciente.Um pais de vasto território com uma população de 87%  de servos dominados por uma nobreza corrupta e cruel. Esses dois monarcas conseguiram agregar mais territórios ao já vasto império, criar cidades ao longo da costa russa, aumentar o poderio militar, criar uma frota considerável de navios de guerra com uma marinha mais forte do que nunca, criar hospitais públicos, escola de alfabetização para moças, tirar a mulher de trás das paredes fechadas, tirar e colocar monarcas em países vizinhos.
E na história da Catarina ainda temos uma mulher astuta, inteligente e que não tinha medo dos homens! Nascida na Alemanha e trazida ainda adolescente para casar com o herdeiro da coroa  ela faz de tudo para se impor! Aprende fluentemente o idioma russo, se converte a religião ortodoxa ( ela era filha de luteranos praticantes) e teve quantos mantes ela quis! Cada um lhe deu filho ou filha e recebiam todas as honras da corte e ficaram ricos. Enquanto ia envelhecendo os seus amantes iam diminuindo na idade e ela não escondi-aos de ninguém, os levava pelo braço e viajava com eles abertamente!
Só mesmo a pessoa lendo para conhecer a grandiosidade desa figura histórica  da Rússia!

3 comentários:

Pedrita disse...

tenho vontade de ler. beijos, pedrita

Carlos Faria disse...

Pois tenho compreendido muito da mentalidade russa através da literatura de ficção dos génios Dostoiévski e Tolstói, mas nunca li biografias dos grandes líderes que moldaram a Rússia antes da revolução bolchevique.

DIARIOS IONAH disse...

Tolostei é descendente de um dos colaboradores do Pedro, o Grande e depois outro descendente serviu a Catarina