sábado, 14 de maio de 2016

ALBERT COSSERY ------ MENDIGOS E ALTIVOS

Eu li uma resenha sobre esse livro no blog GEOCRUSSIS, do Carlos Faria e fiquei hiper curiosa para conhecer o autor. Imediatamente tentei compra-lo pela estante virtual, porém como não compro com cartão não consegui fazer a compra e comentei com a Pedrita do blog MATAHARIE007. Ela foi super generosa e fez a compra para mim. Imediatamente comecei a ler após o término de Catarina, a Grande,(A.K Massie) ao chegar pelo correio o livro!
Simplesmente genial! Com uma filosofia de vida que eu estou começando nesses tempos turbulentos na vida politica brasileira. é o caso de não engordar mais as contas bancárias dos mais ricos, parando de consumir inúmeros produtos oferecidos pela industria e o comércio! A simplicidade que o Cassery nos apresenta a Vida é o que eu mais gostei na leitura desse livro. 
"Me surpreendeu; a linguagem é ótima e tem uma filosofia de vida de dar inveja aos hipies! ele foi um cara que não apreciava o trabalho para quem era rico e fazia apologia ao ócio; os personagens desfrutam do haxixe e do chá verde com naturalidade, nas vielas pobres e sórdidas do Cairo. São devotos de Alá e fazem poesia da vida viva, sem academismos.Poucos personagens porém ricos em todos sentidos que não seja do materialismo imediato. Depois da opulência das cortes de Pedro, o Grande e da Catarina II, a imperatriz,nada melhor do que a vida simples e mendicantes dos reis das cidades grandes!"
Conrad Editora SP, 2006
Traduzido por Dorothée de Bruchard
Capa do Diego Aguillar


3 comentários:

Pedrita disse...

ah, que bom que está gostado. chato que o outro livro que compramos no mesmo dia ainda não chegou. beijos, pedrita

Carlos Faria disse...

Eu de facto considero este escritor muito bom, esta obra uma maravilha e um bom exemplo como existem jóias na literatura para além daquelas obras muitas vezes de menor valor altamente valorizadas pelo marketing.
A filosofia de valorizar o despojamento da vida cultivando a liberdade de se ser pobre e sobreviver feliz é efetivamente genialmente trabalhada por Cossery e ainda bem que também gostou muito do romance.

DIARIOS IONAH disse...

gostei muito. ele dá um "banho" de filosofia de vida nos hipies, ou ex-hipies!