terça-feira, 19 de abril de 2016

YU HUA - Irmãos.

Eu não conhecia esse autor ainda!

Porém tive a sorte de encontrar esse exemplar (único) na livraria da Travessa aqui no Leblon, RJ. foi amor a primeira vista. Comprei e fiquei esperando terminar de ler A literatura nazi nas Américas" do chileno Roberto Boloño.
O autor fala aqui numa historia de dois irmãos, que tem em comum, os pais serem viúvos e terem contraído matrimonio quando ambos eram garotos. São dois irmãos completamente diferentes em tudo. E com isso o Hua vai narrando a abertura econômica da China depois da revolução cultural popular. São 630 páginas de muito humor, entrelaçado com dor, alegria, e outros bons sentimentos. Fiquei feliz com a tradução, creio que foi o mais fiel que ele pode  ao pensamento chinês. Editado em 2010 pela Companhia das Letras. SP. Traduzido por Donaldson .M. Garschagen.. Capa de Mayumi  Okukuyana

4 comentários:

Pedrita disse...

eu tb não. adoro a livraria da travessa. quero ler. beijos, pedrita

Carlos Faria disse...

Não conheço o autor,o tema parece-me interessante.
Curiosamente no Rio de Janeiro (RJ é o único estado que conheço e foi em 1993) não me lembro de me ter cruzado com nenhuma livraria, talvez seja mesmo o único País que visitei que não trouxe livros, provavelmente as livrarias eram discretas face às outras lojas.

DIARIOS IONAH disse...

Carlos Faria, o pais tem poucas livrarias mesmo e pouquíssimos leitores se a gente comparar o tamanho do território. A pseudo livraria que tem nos terminais dos aeroportos só vendem best selers, acho-as horrorosas. Agora temos um bom numero de sebos.
Aqui no Rio de Janeiro em geral frequento as livrarias "Argumento", "Travessa" e tem a "Cultura" também. Recentemente uma das livrarias mais antigas da cidade foi adquirida pela Amazon. Se chama Livraria Nobel e fica no centro da cidade. Em São Paulo tem várias livrarias Cultura e uma de um grupo frances. Em Recife temos duas unidades da Cultura e duas da Saraiva, que também é editora.

Carlos Faria disse...

Por cá aos sebos chamamos alfarrabistas, em Lisboa concentram-se sobretudo no Bairro Alto.
O grupo francês deve ser o mesmo que está em muitos países inclusive em Portugal: FNAC