sábado, 26 de março de 2016

NIKOLAI GOGOL - ALMAS MORTAS

Terminei de ler. Surpreendente como tudo nele parece ter saído dos tempos de agora! Ou será que somos nós que não evoluímos de 1840 a 2016?
Gogol se preocupa com a alma humana; os sentimentos, as contradições, porém de um ponto de vista bem masculino. São poucas as personagens femininas e nenhuma tem relevância, exceto na segunda parte do livro que aparece uma figura feminina libertária, mas justo quando faltam as partes dos manuscritos, que deixam uma lacuna na estória e a gente acaba sem saber o destino dela e do seu amado!
Em pesquisas que eu fiz sobre o escritor, que nasceu em território ucraniano,1809 (a Ucrânia fazia parte do Império russo) e morreu em Moscou/Rússia em 1852. Hoje os dois países reivindicam a sua nacionalidade.
Em Almas Mortas o tema é a corrupção dos funcionários públicos e vida pregressa dos senhores de terras e os seus mujiques!
Na primeira página desse romance esta escrito o seguinte:
"Em 1852 queimou o segundo volume de Almas Mortas e se abandonou à morte por inanição".

Recomendo.

Eu li a versão publicada por Victor Civita ,SP em 1979 com tradução da escritora Tatiana Belinky

3 comentários:

Pedrita disse...

confirmado, eu li mesmo e não faz muito tempo. lembrava que tinha gostado muito. é verdade, muito atual. beijos, pedrita

Carlos Faria disse...

Nunca li nada de Gogol, mas tenho uma enorme admiração pela literatura do império russo, pelo que espero vir a ler e como funcionários público mais me interessa o assunto.

Pedrita disse...

falei do seu blog no meu.