quarta-feira, 4 de março de 2015

livros da infancia


Pinoquio foi o primeiro livro que eu ganhei em formato de brochura. Em geral eu lia os livros das bibliotecas, da biblioteca da escola que estudava e da biblioteca do bairro. Meus pais não compravam livros de leituras, apenas os "livros escolares" Ganhei o Pinoquio de uma senhora vizinha da minha mãe que ficava fascinada comigo, que ela  sempre me observava lendo pelos cantos...presente de aniversário de 9 anos.
Os livros que mais me fascinaram da infância para a adolescência foram os infantis do Monteiro Lobato,  PINÓQUIO, A ILHA DO TESOURO, LORD J IM e ALICE NO PAIS DAS MARAVILHAS. E agora eu estou tentando encontrar os exemplares publicados nos anos 60 e 70 do Século XX.
Em 1980 eu comprei a edição de Alice no País das maravilhas publicada pela editora Ática com as ilustrações belíssimas de Nicolas Guilbert. E recentemente consegui através do mercado livro comprar um exemplar novinho, perfeito. Coleciono edições da Alice, Eu tenho vários.

Agora ando a procura do PINÓQUIO.

4 comentários:

Pedrita disse...

eu ganhei alguns livros. heide, tinha alguns da coleção clássicos da literatura juvenil da abril cultural. só na adolescência que comecei a vasculhar bibliotecas de vizinhos, do colégio. eu tenho algumas preciosidades raras por aqui tb. jane eyre apareceu de algum parente. uma edição antiga e linda. morro dos ventos uivantes minha mãe que comprou. beijos, pedrita

Pedrita disse...

eu tenho um post sobre os livros da minha infância http://mataharie007.blogspot.com.br/2008/12/os-livros-da-minha-infncia.html

olhodopombo disse...

Eu li seu post Pedrita e escrevi todo o esquema da minha leitura juvenil mas seu blog não publicou!

Pedrita disse...

ah fatima, que chato. é um post muito antigo. vai ver que foi isso.