sábado, 28 de fevereiro de 2015

VASSILI GROSSMAN - VIDA E DESTINO

Tem 900 páginas. É um livro grande. O Vassili Grossman esteve no campo de batalha em Stalingrado, e nos presenteia com "um épico moderno  e uma análise das forças que mergulharam o mundo na Segunda Guerra Mundial".
Ele nos mostra o regime do Stalin que em 1937 mandou para as prisões e para a morte vários trabalhadores e intelectuais que ousaram fazer criticas abertas ao seu modo de governar a Russia soviética. Podemos comparar o stalinismo com o regime nazista. Dois pesos e  duas medidas. Iguais.
Os personagens femininos são todos muito fortes, eu gosto disso.
"Este é um dos poucos romances que parecem abarcar toda a vida. Os campos de prisioneiros militares e os campos de concentração ;os altos - comandos, com hitler de um lado e Stalin de outro; a disputa insensata dos soldados por uma casa em ruínas (é muito boa essa parte!); e os dramas familiares dos que ficam para trás e enfrentam o terror político e a incerteza."..."Completado em 1960, e a seguir confiscado pela KGB, o livro permaneceu inédito até meados dos anos 1980" Palavras escritas na capa de trás do livro.

Em um prefácio de sete páginas o tradutor Irineu Franco Perpetuo, (que traduziu este livro direto da língua russa), nos diz que o livro  VIDA E DESTINO  poderia ter a sua própria história!

Publicado pela Editora Objetiva em 2014.
Tradução de Irineu Franco Perpetuo
Capa de Tiago Lacaz


Alás belíssima  a capa!

3 comentários:

Pedrita disse...

bela capa mesmo. livrão. beijos, pedrita

DIARIOS IONAH disse...

Sim . Um livrão. Lendo a mais de duas semanas! Muito bom!

DIARIOS IONAH disse...

LINDO E MARAVILHOSOS LIVRO!
JÁ ESTOU COM SAUDADES....