sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

OS VERSÍCULOS SATANICOS - Salman Rusdie

Algum tempo atrás eu tinha começado a ler esse livro do Salman Rusdie, o mais falado livro dele, o qual o lançou sob a ameaça de morte pelos aiatolás do Irã, mas precisei fazer uma viagem e achei melhor deixa-lo em casa e por isso li outros livros, agora retornei à sua leitura e percebo que eu queria ter lido na época que foi lançado, mas por qualquer desvio da vida não o fiz.
Hoje eu o leio com o mesmo espirito que leria o Ulysses do James Joyce, pois é uma viagem uma longa viagem dentro do comportamento humano, seja por lá pelo Oriente, seja por cá pelo Ocidente. Essa edição é de Portugal, e eu adoro ler em português, isso está aumentando ainda mais o meu prazer de ler essa obra.
Em geral eu não costumo resenhar e nem transcrever resenhas dos livros que eu leio,pois penso que a curiosidade fica maior quando a gente diz que está lendo determinado livro, que gosta da historia e do autor, mas desse livro eu resolvi fazer isso.

"Na madrugada de uma manhã de Inverno, um avião explode a grande altitude sobre o canal da Mancha.. No meio dos restos de corpos, dos destroços dos carros de bebidas, de reminiscencias várias, de cobertores e máscaras de oxigênio, duas pessoas precipatam-se sem para´quedas em direção ao mar. Gibreel Faristha, o lendário ator indiano e Saladin Chamcha, o homem das mil vozes, personalidade patética e independente e anglófilo supremo, agarram-se um ao outro durante a sua longa queda, entoam canções rivais e ensaiam um voo improvável mas não obstante real, até abrandarem a velocidade da descida, flutuarem com a leveza de pedaços de papel um pouco antes de atingirem a superfície das águas, por sobre a qual caminham depois para finalmente serem descobertos numa praia inglesa, vivos".
Muito boa essa resenha.
OS VERSÍCULOS SATÂNICOS
TRADUÇÃO DE
ANA LUISA FARIA
E
MIGUEL SERRAS PEREIRA

                 PUBLICAÇÕES DOM QUIXOTE / CIRCULO DO LIVRO DE LEITORES
                                                                        LISBOA  
                                                                           1989                                




















5 comentários:

Pedrita disse...

tb foi o primeiro que quis ler do autor e acabei lendo vários outros. ainda em projeto a ler. beijos, pedrita

Pedrita disse...

aqui tenho dois posts sobre ele. um do shalimar que amei e outro de uma entrevista com ele na globonews http://mataharie007.blogspot.com.br/search?q=rushdie

Carlos Faria disse...

Li "Os filhos da meia-noite" dele, tenho estes versículos, mas tenho tido o receio de ser demasiado hermético, o mesmo que enfrento com a Ulisses de James Joyce e nunca comecei a ler nem um, nem o outro.

DIARIOS IONAH disse...

Meninos, leiam Os versículos Satânicos e quando acharem alguma palavra difícil procurem no dicionario.
Do Salman Rushdie eu li Os filhos da meia noite, Haroun e o mar de historias, A feiticeira de Florença, O último suspiro do Mouro e estou com Vergonha já na pilha de livros para ler....

Pedrita disse...

eu vou ler sim. estou lendo devagar atualmente o idiota do dostoievski.