sábado, 26 de julho de 2014

Vladimir Nabokov --- A VERDADEIRA VIDA DE SEBASTIÃO KNIGHT


O único livro desse escritor russo que eu li foi "LOLITA". Este completamente diferente da narrativa do relacionamento amoroso entre um homem adulto e uma jovem, é aquele livro que quando você começa não querer parar enquanto não chegar ao fim....Nabokov nasceu russo, se educou nas universidades inglesas e teve cidadania americana, dando aulas de literatura russa na Universidade de Cornell e professor de entomologia na Universidade de Harvard; falava além do russo, inglês , alemão e francês (chegou a ser professor de tênis na França); portanto um homem riquíssimo de vida. Ele também era um apaixonado por borboletas.
 
 "Descobriu um tipo de borboleta até então desconhecido que , em sua homenagem, recebeu o nome de Lycaiedes sublivens Nabokov". Breno Silveira.
 
Mas eu tenho que falar deste livro de maneira física. Foi publicado pela Editora Civilização Brasileira S.A. RJ, em 1961 e traduzido por Breno Silveira. Na linguagem dessa publicação a gente sente a diferença que existia no português dos anos 60 para com o português de hoje. Eu gosto. Me parece mais poético. Assim como o tipo de papel no qual foi impresso é também diferente.

3 comentários:

Pedrita disse...

eu gostei muito de lolita e tb do filme do kubrick. tb gostei de riso no escuro. nabokov é um autor relativamente fácil de achar em sebos. eu tb gosto de ler edições antigos, eu tenho a primeira edição de o continente do érico veríssimo. belíssima edição, mas as páginas estão marrons, quase já não dá mais pra ler. beijos, pedrita

Pedrita disse...

ah, te respondi lá no blog no post do filme última estação.

DIARIOS IONAH disse...

entendi.
eu estou a procura d enovos titulos dele....