quarta-feira, 23 de julho de 2014

SALMAN RUSHDIE - "Hatoun e o mar de histórias"


"Nada vem do nada; nenhuma história vem do nada; as histórias novas nascem das velhas".
Haroun e o mar de histórias, escrito em 1990 foi a maneira que o autor, Salman Rushdie encontrou para falar ao filho da proibição que ele sofreu para parar  de  escrever e ter de viver se escondendo por causa da "praga" dos aiatolás iranianos, que o condenaram à morte após a publicação do seu livro "Os versos Satânicos", em 1989.
Segundo a página da Wikipédia o aiatolá iraniano "(...) Khomeini ordenou a todos os "muçulmanos zelosos" o dever de tentar assassinar o escritor, os editores do livro que soubessem dos conceitos do livro e quem tomasse conhecimento de seu conteúdo, conforme a fatwa. Devido a este fatos Rushdie foi forçado a viver no anonimato por muitos anos".
Enfim, o livro é maravilhoso, uma fantasiosa história mui digna das "Mil e uma noites"... a tradução do inglês para o português foi feita por Isa Mara Lando, tem um posfácio delicioso do escritor Milton Hatoum, com coordenação editorial da Heloísa Pietro, portanto uma publicação bem indicada. Ano de publicação 1991 pela Editora Paulicéia. Comprei em um sebo e o livro está novinho!

2 comentários:

Pedrita disse...

eu tb amei esse livro é muito poético. eu li uma edição da companhia das letras. o rushdie disse em uma entrevista que o juramento de morte será para sempre, já que mesmo que o juramento seja retirado, sempre existirá um fanático em algum lugar que ache que ele ainda deve morrer. muito triste. esse foi o primeiro livro que li do autor, um compositor americano fez uma ópera dessa obra e estreou mundialmente aqui no brasil. ai amiga, acho que tem dedinho seu para o zimler ficar sabendo do meu post. nossa, fiquei muito emocionada e confusa, já que o meu blog é tão simples, o texto tão simples. ai que vergonha. beijos, pedrita
aqui estão posts sobre o rushdie http://mataharie007.blogspot.com.br/search/label/salman%20rushdie

DIARIOS IONAH disse...

Sim eu comentei com ele, pois a minha fala sobre o livro que li dele ficou muito insonsa, e a sua muito linda. Adoro como escreve os seus comentários, as suas resenhas.
Eu amei esse livro. Vou dar um de presente a minha Sofia. Eu li vários livros dele, e gostei de todos até agora. Quanto aos fanáticos nem John Lennon conseguiu se livrar. Mas precisamos sempre estarmos atentos a eles, esses loucos sem alma...