sábado, 21 de junho de 2014

O LIVRO NEGRO - Orhan Pamuk

Ele é irresistível. Ao começar a ler a primeira linha da primeira pagina do primeiro capitulo ele me pega de vez! O seu jeito de falar nos objetos das cenas da sua historia, do seu livro é impar. Ele tem uma linguagem para se referir e para definir espaços e coisas antigas e novas que muita gente que eu conheço na museologia não tem, e é isso uma das coisas nesse autor  que mais me fascina. A história deste livro são histórias dentro da história,  e que nos (de uma certa maneira) remetem as  histórias das mil e uma noites, com um ritmo fascinante. Um cara se apaixona e casa com uma prima. As famílias são cheias de embates. Um belo dia ela deixa um simples bilhete, abandonando-o e some. Ele começa uma caça por todos os cantos da cidade a  procura dela e se envereda nas historias do primo, um meio-irmão da sua mulher/prima que é cronista num período turco e que também está sumido.
Editado em 2008 pela Companhia das Letras e traduzido por Sérgio Flaksman da tradução inglesa, pois  ainda não temos tradutor direto da língua turca.

7 comentários:

Carlos Faria disse...

Provavelmente uma boa sugestão para ler pela primeira vez Orham Pamuk

Pedrita disse...

eu adoro esse autor. anotado. eu amei neve e o castelo branco.
http://mataharie007.blogspot.com.br/search?q=pamuk

DIARIOS IONAH disse...

eu amei
"O MUSEU DA INOCENCIA",
"A CASA SILENCIOSA",
"A MALETA DO MEU PAI"
"ISTAMBUL"
"MEU NOME É VERMELHO"
"NEVE"
"O CASTELO BRANCO" que breve vou reler e agora estou consumindo "O LIVRO NEGRO"!

DIARIOS IONAH disse...

PERIODICO, leia-se assim e não período.

Pedrita disse...

ah, eu não li tanto dele assim, só mesmo neve e o castelo branco. mas são maravilhosos. grande autor realmente.

DIARIOS IONAH disse...

Terminei a leitura do livro do Orhan Pamuk, "O LIVRO NEGRO" e simplesmente é difícil em palavras dizer tudo, assim eu apenas recomendo a todos que amam a Literatura....

Pedrita disse...

anotadíssimo.