quarta-feira, 11 de junho de 2014

Lendo e viajando

Passei o mês de Maio e o inicio do mês de Junho  no Rio de Janeiro e na península de Armação dos Búzios no litoral norte também do Estado do Rio de Janeiro; antes havia lido Istambul do Orhan Pamuk, em Recife antes viajar e estava o tempo todo de leitura com a sensação de que devo caminhar naquelas ruas de Istambul que ele fala e contemplar o Mar Báltico  de qualquer jeito! Adorei ler o livro como se tivesse visitando um Museu/Casa.
No Rio, na casa em que  eu fiquei tem  inicio  uma biblioteca que promete. Lá eu li "As Armas Secretas" do Júlio Cortázar. Comprei um pequeno livro de Contos de um jovem autor baiano radicado no Rio. Comprei Moby Dick do Melville, da Editora Cosac & Naify, um livro lindo.
E ai viajei e chegando em Búzios a primeira coisa depois de cumprimentar e abraçar a minha amiga hostess foi ir a sua estante que se localiza na sala. E lá eu vi os seguintes livros que em duas semanas eu li: "Esaú e Jacó" de Machado de Assis e confesso que o achei chatérrimo.
          "Crimes de ABC" da Agatha Christie, que antes do meio da história eu já sabia quem era o criminoso e seu motivo.
            "Contos" um livro delicioso do Jeffrey Archer, realmente contos muito bons!
Ao voltar para o Rio de Janeiro comprei num sebo de rua do Leblon um livro de Anton Tchekov :"As três irmãs" em formato de teatro que li imediatamente; e no mesmo livro outros contos desse magnifico escritor russo e um do  bardo inglês, Shakespeare, ambos editados pela Abril Cultural em pequeno formato, capa dura e folha finíssima. Dois pequenos livros lindos.
 Voltei para casa, em Recife e retomei a leitura da Gertrude Stein, " A autobiografia de Alice B. Toklas", muita informação sobre o convívio das duas com gente como Picasso, Juan Gris, Picabia, Braque, Matisse, Man Ray, Hemingway e todos os artistas e escritores maravilhosos do começo do século XX, em Paris! Essa leitura foi indicação da minha amiga blogueira Pedrita do blog http://matarie007.blogspot.com.
Novas compras de livros em Recife; mas isso já é outra história.

3 comentários:

Pedrita disse...

sentimos sua falta por aqui. fiquei com vontade de ler esse livro do cortazár. eu não sou muito fã de livros de aventuras, então não me apaixonei por moby dick, mas o livro é incrível. estou adorando poder compartilhar as maravilhas de gertrude stein com vc. é incrível não? obrigada por me mencionar. eu terminei de ler nesse tempo q esteve fora o maravilhoso cemitério de praga do umberto eco. no resto a leitura está mais devagar pq estou com um livro maravilhoso, mas extenso. cemitério de praga tb é extenso e maravilhoso, tb demorei mais pra ler http://mataharie007.blogspot.com.br/2014/05/o-cemiterio-de-praga.html

DIARIOS IONAH disse...

quero ler esse do Umberto Eco; em geral a coisa dele com o cristianismo me enfada, mas fiquei curiosa com esse.

Pedrita disse...

ah, mas esse começa com um ranzinza falando muito mal dos jesuítas. esse livro é maravilhoso.