quarta-feira, 9 de abril de 2014

NATSUME SOSEKI - "Sanshiro"

Natsume Soseki depois do William Faulkner! Do Mississipi - EUA direto para Tóquio - Japão. E com muito gosto. Interessante que é mais um trilogia que vou caminhar na leitura, Primeiro foi "Atrilogia do Cairo" do egípcio Nagib Mahfuz, em seguida "Snopes" do norte americano William Faulkner e agora essa trilogia do japonês Natsume Soseki. A editora ESTAÇÃO LIBERDADE, na orelha do livro falar que esse é o primeiro volume de uma trilogia, mas não identifica o nome da trilogia, apenas os livros que são: "SANSHIRO", "E DEPOIS..." (que eu já li) e "O PORTAL" que eu não encontrei para comprar nem na Livraria Cultura e nem na Estante Virtual.
"Neste romance de  formação, ambientado na virada do século XIX para o XX, o ingênuo personagem-título atravessa as ruínas de um sistema caduco, formado por alunos que fingem que estudam e por falsos "mestres" cuja fachada intelectual não resiste a um olhar mais atento". Isto é o que está escrito na orelha do livro, que eu peguei apenas um parágrafo. Porque me parece tão atual com a nossa historia acadêmica anêmica!

6 comentários:

Carlos Faria disse...

Um escritor que não conheço, aliás pouco conheço da literatura japonesa, ao contrário de Naguib Mahfouz, não pelo pelo Cairo mas através da sua pensão em Alexandria "Miramar"... mas também ando numa tetralogia e igualmente pelo Egito, mas continuo em Alexandria e até me estou a apaixonar pela cidade através dos livros.

DIARIOS IONAH disse...

Esse escritor japonês Natsume Soseki é maravilhoso. Escreve muito sobre o mundo acadêmico, sendo ele mesmo professor de literatura e de língua inglesa.
"Eu sou um gato" me fez rir muito!

Carlos Faria disse...

Obrigado pelo esclarecimento.
Havia um excelente escritor do Canada (país onde nasci) que também era académico em Toronto e fez uma excelente trilogia onde pelos pormenores se identificava a na sua Universidade. Robertson Davies, Trilogia Cornish, infelizmente não estão traduzidos em Portugal, tive de adquirir e ler no original na sequência de visitas que faço à terra natal. Mas se gosta do género e dissertações sobre a arte recomendo vivamente.

Pedrita disse...

eu gosto muito de ler trilogias, ou mesmo livros q se seguem. anotadíssimo. gosto demais da estação liberdade. beijos, pedrita

DIARIOS IONAH disse...

Puxa Carlos Faria eu adoro livro que fala de arte. Mas eu estou com mais de 60 na estante. Preciso dar cabo deles!

DIARIOS IONAH disse...

Pedrita, eu gosto também de trilogias, e gosto de ler livros do autor que adoro, como Kafka, Orhan Pamuk, Amos Oz, Gabriel Garcia Marquez, A.B.Yeoshua, Philip Roth, Eça de Queiroz, a nossa Raquel de Queiroz,, etc. São tantos que eu adoro, Natsume Soseki, Kawabata, Imre Kertsz,,,