quarta-feira, 23 de abril de 2014

Dia mundial do Livro


Eu estou lendo "Henderson, o Rei da chuva" do Saul Bellow e da para sentir o quanto ele gostava do William Faulkner. O personagem é um cara insatisfeito que casou duas vezes tem vários filhos, mas está sempre querendo algo que não sabe o que é. Então decide ir para a África e se envolve com uma tribo que a mais de 35 anos não tem contatos com a civilização branca... ainda estou aqui...
Não resisti, ao sair de casa encontrei com o carteiro que vinha trazer esse livro do Orhan Pamuk que comprei através da estante virtual num sebo de Belo Horizonte. Enquanto aguardava na fila da caixa para pagar contas fui lendo e em menos de 24 horas li as três conferências que ele proferiu sobre literatura e o ato de criação do romance ; a primeira conferência foi quando ele foi receber o premio Nobel de Literatura: simplesmente lindo, a segunda foi quando ele ganhou um premio em Frankfurt e ele descreve seu personagem Ka do livro Neve a terceira  ele fala da literatura mundial na Universidade de Oklahoma em 2006. Penso que deve ser muito bom ouvir ele falar sobre o romance ao vivo!

E este eu comprei direto da CosacNaify porque fiquei curiosa na época que a minha amiga Pedrita do blog Matahari falou sobre ele, o livro. Andei fazendo umas leituras e eu sei que vou amar ler a Gertrud Sein.

4 comentários:

Carlos Faria disse...

Senti-me mal por não ter lido nenhuma destas obras, mas de Saul Below já li "Herzog" que me fez lembrar outro escritor canadiano Mordecai Richler, mas tal não é mera coincidência.
Bellow tem ascendência judia, nasceu no Quebec e a família emigrou para os EUA... Richler compartilha as duas primeiras partes.
Deixei-lhe uma dúvida/pergunta no meu blogue sobre o poste sobre o mesmo dia.

Pedrita disse...

esse di saul bellow eu não li. não conhecia esse do pamuk, adoro esse autor. creio que vá amar mesmo gertrude stein. beijos, pedrita

DIARIOS IONAH disse...

Carlos eu acho que ele amava o William Faulkner, pois tem uma que dele.... Eu adorei o livro. Acabei de ler.
Ainda não conheço o Mordecai Richler mas vou procurar algo dele...
Pedrita, eu estou indo viajar para a Bahia e o Rio de Janeiro, vou levar a Gertrud Stein comigo...

Pedrita disse...

fatima, boa viagem com gertrude stein e com alice toklas.