sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

PASCAL MERCIER --- COMBOIO NOCTURNO PARA LISBOA

Tantas coisas para falar deste livro! Que de repente o melhor para cada um é lê-lo!
Tem o filme "Trem noturno para Lisboa" com o ator que eu adoro: Jeremy Irons. Porém não vi o filme, mas confesso que durante todo o tempo da leitura fiquei imaginando como foi que o diretor conduziu essa história filosófica! Uma coisa eu pensei: que os dois personagens principais têm a cara do Jeremy Irons!

"JUVENTUDE IMORTAL. Na juventude vivemos como se fôssemos imortais. O conhecimento da mortalidade rodeia-nos como uma fita de papel áspero que mal toca a nossa pele. Quando é que isso muda na vida? Quando é que começamos a sentir a fita a apertar-nos, até que, por fim, nos asfixia? Quando é que, pela primeira vez, nos apercebemos daquela sua pressão suave mas inflexível, que nos indica que nunca mais abrandará? Como é que o reconhecemos nos outros? E em nós próprios?"

O livro foi traduzido do alemão da Suíça para o português de Portugal. E de repente me dei conta de como é bom ler no português de Portugal! É outra língua.

5 comentários:

Pedrita disse...

anotadíssimo. eu estou fazendo uma confusão danada, lendo uns 3 livros ao mesmo tempo o q em geral não é a minha preferência. mas um é de estudo, ou tro de contos, então nas viagens de metrô e ônibus um romance é o mais prazeroso. beijos, pedrita

DIARIOS IONAH disse...

Eu também Pedrita, mas não gosto. Prefiro ler um só.
Os acadêmicos realmente serão sempre acompanhados de um romance ou contos, mas quando eu estou lendo literatura, o acadêmico fica de fora...

Pedrita disse...

vim aqui ver o post do livro. o filme é incrível. o jeremy irons faz o professor. quero muito ler.

DIARIOS IONAH disse...

Pedrita você vai amar esse livro!

Pedrita disse...

eu gostei muito do livro. mas preferi muito mais o filme. beijos, pedrita