quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

OLHAR ESCUTAR LER

Além de ter um título maravilhoso esta leitura de Claude Levi-Strauss é bastante pertinente para quem se interessa por olhares em quadros de Mestres da Pintura, para quem nunca se cansa de ouvir Mozart e outros clássicos e gosta de uma boa leitura, seja literatura romanceada como um Stendhal, por ex. seja um livro sobre estruturalismos do pensamento humano como esse do Levi-Strauss e outros pensadores filósofos.

" Vistas na escala dos milênios, as paixões humanas se confundem. O tempo não acrescenta nem subtrai coisa alguma aos amores e aos ódios sentidos pelos homens, nem aos seus compromissos, suas lutas e suas esperanças: ontem e hoje, são sempre os mesmos. Suprimir ao acaso dez ou vinte séculos de história não afetaria de modo sensível nosso conhecimento da natureza humana. A única perda insubstituível seria das obras de arte que tais séculos teriam visto nascer. Pois os homens não diferem, e nem existem, senão por suas obras. Como a estátua de madeira que pariu uma árvore, somente elas trazem a evidência de que no decorrer dos tempos, entre homens, algo realmente ocorreu."(Levi-Straus, p.140)

3 comentários:

Pedrita disse...

fiquei curiosa. beijos, pedrita

DIARIOS IONAH disse...

O Claude Levi-Strauss é de uma erudição inquestionàvel. Ler este livro foi um exercício para mim. Saber ler um livro de épocas passadas, ouvir músicas compostas em ambientes e em séculos anteriores é um exercício in tanto. Assim como a gente ler hoje o que um Diderot escreveu no tempo dele.
São verdadeiros exercícios mentais.

Pedrita disse...

em geral eu reúno música, literatura e artes plásticas de um período. mas a música do período do levi-strauss eu já estudei e conheço mais. beijos, pedrita